segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Museu da Arte Sacra SP




Museu de Arte Sacra de São Paulo
O Museu encontra-se instalado desde 1970 no Mosteiro da Luz, um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas do século XVIII, fundado e construído em Taipa (Muro de barro ou de cal e areia, socados entre armações de tábuas) de pilão pelo Beato Frei Antônio Santana Galvão.

O precioso acervo é composto por mais de 4.000 obras entre imaginários, retábulos, oratórios, pinturas, presépios, livros raros, numismática, adornos e objetos litúrgicos (em prata e ouro), abrangendo do século XVI ao século XX.

São obras confeccionadas por inúmeros artistas e ourives anônimos e conhecidos. Entre os mestres reconhecidos, destacam-se escultores da arte imaginaria, como Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco Lisboa " O Aleijadinho ", Mestre Valentim; pintores, como Benedito Calixto, Manuel da Costa Athayde, Padre Jesuino do Monte Carmelo, Anita Malfatti, Almeida Júnior e mestre da arte presepista, como Felice Gori, Schettino, Celebrano, Giusseppe Sammartino, Matteo Botiglieri Lorenzo Mosca e Capiello.


Presépio Napolitano

O museu possui em seu acervo o belíssimo Presépio Napolitano do século XVIII, doado por Ciccillo Matarazzo. Trata-se de um dos maiores presépios do gênero remanescentes no mundo, comparável apenas aos conjuntos de Nápoles e de Nova York. 

Em dezembro de 1999 esses raríssimo conjunto foi instalado definitivamente na antiga " Casa do Capelão ", edificada em 1908. Seguindo rigorosamente as normas e procedimentos téctonicos exigidos para a conservação de suas 1620 peças foi executado um belíssimo cenário de 110 m² retratando uma antiga vila napolitana



Obras
Nossa senhora das dores



Obra de Antônio Francisco Lisboa- O Aleijadinho

Sobre Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes uma só espada), dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo por isso chamada pelos teólogos de Corredentora do Género Humano. É também seu símbolo o Rosário das Lágrimas (ou Terço das Lágrimas), com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto, ou então segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz.

Sobre a obra Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho

Esculpida em 1807, Nossa Senhora das Dores, tinha todos os elementos do estilo Barroco; tinha os pés invertidos; olhos amedrontados, influência da arte chinesa vinda de Macau; sobrancelhas contraídas e formando um “V”; roupa com dobras geométricas e harmoniosas; com sete espadas ferindo-a em seu coração.



São Francisco de Assis Recebendo a Estigma

Data: Século 17

Artista: Desconhecido




Singela em sua composição, ela é peculiar quanto a representação iconográfica porque o cenário que define “ São Francisco da Chagas”, é formada basicamente pelas figuras do santo ajoelhado, com braços abertos, recebendo os raios divinos de um Cristo.

No entanto, a peça no museu de arte sacra apresenta uma aproximação entre dois personagens por meio de abraços que o Cristo efetua em São Francisco, que aparece não perceber o que ocorre.








São Miguel Arcanjo
Século: XVIII
Madeira Policromada e dourada
Minas Gerais, Brasil
Procedência: Mariana, MG

Os santuários cristãos em honra Miguel começaram a aparecer no século XVII quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século XVIII a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar. 



Ostensório





Século: XX
Ouro, prata dourada, pedras preciosas
Itália
Procedência: Igreja Imaculada Conceição, São Paulo, SP

Sobre:

O ostensório, também chamado de custódia, é um objeto utilizado no culto católico para expor a hóstia consagrada representando o dogma da transubstanciação do objeto no corpo de Cristo.
Nesta peça, de elaborado trabalho artístico, mostrado São Francisco de Assis com as Palmas das mãos viradas para cima gesto que simboliza a pregação e revela as chagas recebidas, duas passagens da vida do Santo são apresentadas.

A primeira se refere a pregação aos pássaros. Na volta da viagem que fez a Roma, onde obteve permissão verbal para sua Ordem, Francisco encontrou vários pássaros, aproximou-se do grupo começou a pregar e estes permaneceram atentos a suas palavras.


 Já a figura do lobo se refere a outra passagem da vida do Poverello . Na cidade de Gubbio Itália, ele apaziguou, por meio de suas  palavras, um lobo feroz que aterrorizava os moradores. Por este amor e consideração , São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais. A outra figura que aparece na cena é um cordeiro, associado ao símbolo cristão à figura de Jesus que  aqui, representa a intensa identificação entre o Santo Cristo

A grande devoção de Francisco tinha a Nossa Senhora Justifica a referencia a cenas de sua vida nem ostensório fabricado para comemoração do centenário do Dogma da Imaculada Conceição – segundo o qual, Maria se manteve imaculada desde sua concepção, mantendo-se livre de pecado até sua morte.


ITB - Instituto Técnico de Barueri 
Prof° Moacyr Domingos Sávior Veronezi
Turma: Administração  1 B
Período: Manhã


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